A Medicina Tradicional Chinesa tem 5 grandes pilares para manter um indivíduo em equilíbrio, são eles: Acupuntura, Fitoterapia Chinesa, Dietoterapia energética, Meditação e prática de exercícios como o Qi Gong ou Tai Chi Chuan.
Portanto, o estilo de vida que um indivíduo leva é determinante para um bom resultado do tratamento, limitando muito os resultados se não houver um conjunto de ações na busca do equilíbrio individual.
Acupuntura
A Acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste no estímulo de determinados pontos do corpo, com o intuito de promover a circulação de energia e o equilíbrio do corpo.
Fitoterapia Chinesa
A fitoterapia chinesa é uma das modalidades de tratamento adotadas pela medicina tradicional chinesa, na qual busca atingir o equilíbrio do organismo através do uso de fórmulas magistrais chinesas manipuladas de acordo com a necessidade de cada um. Uma das modalidades mais empregadas na China.
Dietoterapia Energética
Os alimentos, além de seu papel nutricional fundamental, contêm em si a capacidade energética de tonificar nossos órgãos e devem ser ingeridos de forma harmoniosa e equilibrada, pois o excesso ou a falta deles pode levar ao desequilíbrio de nosso corpo.
A alimentação pode ser classificada energeticamente em fria ou quente, não guardando relação com a temperatura na qual os alimentos são ingeridos.
Os 5 sabores que recebemos através da nossa alimentação são: salgado, azedo, amargo, doce e picante, sendo que cada um destes relaciona-se a um órgão do organismo.
Rim – Salgado
Fígado – Azedo
Coração – Amargo
Baço Pâncreas – Doce
Pulmão – Picante
Cada um destes sabores, em doses adequadas, gera o equilíbrio do seu respectivo órgão, assim como a falta ou o excesso levam ao desequilíbrio.
Exemplos simples de como usamos em nosso dia a dia a dietoterapia energética:
· em quadros de gripes, resfriados e tosse recomendam-se chás contendo alho, gengibre e agrião. Estes alimentos são picantes e tonificam, ou seja, melhoram a energia do Pulmão, órgão que precisa ser equilibrado nestas patologias.
· algumas pessoas ingerem chá de boldo para melhorar sintomas relacionados ao fígado, especialmente após refeições gordurosas. O boldo é amargo e melhora a função do Fígado, por tonificar este órgão.
· para pessoas que sofrem de enxaqueca, normalmente recomenda-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, cafés e alimentos contendo cafeína. Para a Medicina Chinesa esta recomendação é dada uma vez que tais alimentos produzem Calor Interno, o que pode ajudar a desencadear uma crise dolorosa.
A Dietoterapia Energética faz parte do tratamento do indivíduo que está buscando seu equilíbrio, pois a alimentação é a principal fonte da energia que circula em nosso corpo.
Meditação e Exercícios físicos
Os pontos de Acupuntura, Meridianos de Energia e Centros de Energia fazem parte do sistema de circulação de energia pelo corpo.
Os pontos de Acupuntura atingem níveis superficiais da pele e músculos, enquanto os Centros de Energia localizam-se mais profundamente e relacionam-se com o equilíbrio interno de Energia.
As técnicas de meditação e exercícios físicos como Qi Gong e Tai Chi Chuan, podem tratar a Deficiência, Excesso, Estagnação ou a Irregularidade nos Centros de Energia do corpo, melhorando o equilíbrio entre estes Centros.
A meditação e os exercícios trazem relaxamento e uma sensação de paz interior profunda, foco para o próprio corpo, melhora da consciência no momento presente, força interior e energia, ocorrendo assim a comunhão do indivíduo consigo mesmo e com o ambiente em que vive.