Gestantes não só podem, como devem fazer Acupuntura ao longo de toda a gestação. Além de melhorar vários sintomas que aparecem durante a gestação, como enjoos, dores nas costas, obstipação intestinal (prisão de ventre), insônia, diminui a ansiedade da mãe e também tranquiliza o bebê. Além disso, como na gestação não é recomendado o uso de muitos medicamentos, é uma ferramenta de extremo valor às futuras mamães. Consulte as principais indicações para gestantes.
Crianças e bebês podem fazer Acupuntura, normalmente outras técnicas podem ser utilizadas pelo médico acupunturista, como a acupuntura a laser (estímulos dos pontos por um aparelho de laser), ventosaterapia (colocação de uma ventosa por sucção sobre a pele), moxabustão (espécie de estímulo térmico indolor, pela combustão de um bastão da erva Artemisia ou bastão de carvão) ou Tui-Ná (técnica de massagear os pontos de Acupuntura). Consulte as principais indicações dentro da Pediatria.

A acupuntura é um método de tratamento invasivo, que requer conhecimentos médicos de anatomia e fisiologia humana. Pequenos hematomas podem acontecer após qualquer procedimento invasivo, já que as agulhas penetram a pele, podendo atingir pequenos vasos.

Discretos sangramentos podem ocorrer na retirada das agulhas e pequenos hematomas podem ser formados após uma sessão, porém, estes são benignos, desaparecendo espontaneamente em poucas horas ou dias.

Não há contra indicação para se fazer Acupuntura.

Qualquer indivíduo, em qualquer idade, pode ser tratado com acupuntura, exceto os pacientes com infecções generalizadas da pele.

Durante a gravidez, a acupuntura não é contra indicada, porém, alguns pontos devem ser evitados por atuarem como dilatadores de colo de útero e poderem estimular as contrações uterinas. Daí a importância de a Acupuntura sempre ser feita por um Médico Acupunturista.

A resposta varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo, do tempo de evolução e do processo degenerativo da doença, variando também de acordo com a técnica utilizada. Normalmente, em quadros agudos, sem lesão estrutural, o efeito é imediato. Em casos crônicos, o efeito é mais lento, podendo ocorrer a partir da quinta sessão. Sabe-se que cerca de 80% dos pacientes respondem bem à acupuntura, enquanto 20% reagem mais lentamente ou não têm boa resposta.
Não! A Acupuntura não emagrece, o que ocorre é promover uma série de efeitos benéficos que acabam auxiliando na perda de peso. Diminui a ansiedade, a compulsão alimentar, a fome e especialmente a necessidade de doces.
Não há um número pré-fixado de sessões a serem feitas. Em geral, prescreve-se uma a duas sessões semanais, podendo ser feitas até diariamente em casos muito agudos. Tudo dependerá da natureza e gravidade da doença, além do estado clínico do paciente. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões e estima-se o número total de procedimentos a serem aplicados. Na maioria dos casos, indicam-se dez sessões. Quanto mais crônica for a doença, provavelmente mais longo será o tratamento.
A partir do momento que houver melhora dos sintomas o paciente pode receber alta. Se caso houver recrudescimento do quadro ou surgimento de novos sintomas, basta retomar o tratamento.
Não há qualquer problema em fazer Acupuntura estando gripado, aliás, pode ser benéfico ao paciente e ajudá-lo a se recuperar mais rápido. Da mesma forma, não há problemas durante a menstruação e para as mulheres que sofrem de cólica, há um efeito importante no alívio dos sintomas.
Após uma sessão de Acupuntura podem ser feitos exercícios físicos normalmente.
Um dos efeitos da Acupuntura é a liberação de neurotransmissores, dentre eles Serotonina e Endorfinas, os quais levam à sensação de relaxamento e de bem-estar físico e emocional, auxiliando na diminuição da ansiedade. A acupuntura é bastante eficaz nas formas leves de depressão, além de diminuir muito os efeitos colaterais dos pacientes que fazem uso de antidepressivos.
Um dos objetivos da Acupuntura é trazer equilíbrio e harmonia para o corpo. A manutenção deste equilíbrio pode prevenir o surgimento de doenças futuras, não precisando a pessoa estar doente para fazer Acupuntura.
Não há necessidade de interromper nenhum tratamento medicamentoso para se fazer Acupuntura. Todos os medicamentos de que o paciente faz uso devem ser continuados, assim como o seguimento com seu médico.
Fechar Menu