A primeira consulta médica é fundamental para que sejam identificados todos os aspectos a serem tratados no indivíduo, que é avaliado de forma holística, ou seja, como um todo.
Na Medicina Tradicional Chinesa todos os aspectos da vida são levados em consideração, desde os emocionais, até chegar aos sintomas apresentados no momento da consulta.
Não há um número fixo de sessões pré-estabelecido para cada indivíduo, o objetivo é que se atinja o equilíbrio dos sintomas. Normalmente 10 a 15 sessões são suficientes para resolver muitos casos, porém, alguns pacientes precisam de um tempo mais longo de tratamento.
Quando é realizada a Acupuntura Sistêmica, com o uso de agulhas, normalmente são usadas de 10 a 20 agulhas por sessão, podendo variar caso a caso.
Geralmente as sessões duram de 30 a 40 minutos e a frequência pode variar de 1 vez por semana até diariamente dependendo do caso.
Todas as agulhas são descartáveis e jamais reutilizadas!
Durante cada sessão de Acupuntura é muito importante tentar relaxar, com o mínimo de estímulos possíveis, afinal é um momento importante do dia que cada um deve reservar para cuidar de si.
É fundamental que o paciente faça Acupuntura sempre com um médico, pois, trata-se de um procedimento invasivo, com alguns riscos, ainda que pequenos, mas presentes. O paciente sempre deve manter seguimento paralelamente com seu médico. A Acupuntura pode ser uma forma complementar e integrativa de tratamento, jamais entrando em conflito com a Medicina Ocidental.